Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil  Assine
Grátis
Voltar para  Índice de Artigos sobre  O que é Poesia
Índice
O que é Poesia?
Voltar para o Índice Geral da Seção de Poesias
Índice Geral
de Poesias
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Artigos sobre o tema: "O que é Poesia?"

O que é Poesia?

Artigo da Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/
reproduzido nos termos da GFDL

Poesia

A Poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.

Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, não verbal).

A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.


Artigo reproduzido da Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/ sob os termos da GFDL (GNU Free Documentation License) ou Licença de Documentação Livre GNU.