Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Voltar para o Artigo Pró-Vida, Pró-Morte
Artigo
Pró-Vida, Pró-Morte

Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Comentários sobre o Artigo "Pró-Vida, Pró-Morte"
Publicado no Jornal O Paraná em 14/out/2004


Comentário de Norma Nava

Estoy totalmente de acuerdo con TODAS las notas acerca de la PARTE MISERABLE DE LA CONDICION HUMANA, cuya cara visible es el FUNDAMENTALISMO enfermo, perverso, macabro y destructor que -desde la màscara nigromante de la GUERRA- sòlo MATA Y DEMUELE....nada màs que èso.

MANDAR A MATAR Y ROMPER no tiene nada que ver con el alma humana, tampoco con la sensibilidad y todas las cualidades que hacen AMAR LA VIDA y no someterla, humillarla, prostituìrla o destruìrla sàdicamente, simplemente por el efìmero placer del "YO PUEDO".

Los cementerios del mundo estàn llenos de esos gusanos que - despuès de muertos - se siguen comiendo a la vida con el deseo antropòfago de seguir viviendo.

Ayer HITLER, hoy BUSH (jr.).

Ayer los papas del Vaticano mandando a quemar y matar a quienes no aceptaban pensar en bloque lo que se les ordenaba o imponìa pensar...hoy los patriarcas musulmanes.

Todos son tan estùpidos que aùn no han advertido que PODER es tan sòlo uno de los tantos verbos de cualquier lenguaje.
Nada màs que èso y sòlo èso.
Apenas, èso...

Mi madre siempre decìa: "Con el mismo hierro que hieres, seràs herido..."

Tenìa razòn.

Escupir contra el viento es demasiado peligroso.


Norma Nava (Artista Plástica)


Comentário de Elcie A F S Masini

Muito lindo seu artigo contrapondo a luta na vida e pela vida ao discurso "pró - vida" = salvavida de preceitos, guardiães de interesses e sobrevida do poder instalado.

Muito lindo mostrar como um super homem realmente evidencia ser SUPER - na humildade e total ausência de orgulho daquele que perdeu tudo (força, beleza, identidade) despido - imobilizado físicamente, necessitando de aparelho até para respirar - ao lutar, com enorme esforço com a mínima vitalidade que lhe restou, para preservação da vida de muitos.

Incrível assistir neste momento - ano 2004 - a repetição da história de Cristo: a humildade, sofrimento e gestos de abnegação e os discursos pautados na Lei em nome da qual uns lavam as mãos e outros se tornam "heróis" para que sejam cumpridas.

Viva a voz do poeta, que apesar de afirmar ser "tão fácil ser poeta, e tão difícil ser um homem" tenta resolver, com suas letras, problemas existenciais de angústia, incompreensão e inadaptação ao mundo.

Elcie A F S Masini é Prof.a Livre Docente,
orienta cursos de doutorado em Educação Especial