Humanos fechar

Entenda a capa

A capa de Humanos foi concebida e produzida pelo próprio autor e exigiu grande quantidade de trabalho. Ela traz a ilustração de uma árvore que representa uma irradiação evolutiva. "Irradiação evolutiva, ou irradiação adaptativa, é o processo pelo qual populações distintas, oriundas de uma única espécie original bem sucedida, avançam sobre novas e distintas áreas geográficas, novos e distintos nichos ecológicos e, isoladas umas das outras, acabam por se transformar em espécies distintas. É o que Jorge (no capítulo 11) descobre que aconteceu, quando, apesar da sua repugnância, é forçado a admitir que todas aquelas assombrosas criaturas que encontrara em seu caminho são descendentes de uma certa espécie já conhecida...", esclarece André Masini. A árvore representa também o ser humano, embrenhado em um Universo absurdo e desconhecido...

A quarta capa, porém, altera tudo. Repetindo um jogo que o autor utiliza inúmeras vezes no próprio livro, a foto da quarta capa relativiza o que acabou de ser mostrado, e adota um ponto de vista inteiramente novo, em que as coisas já não parecem ser o que eram antes. Nela, a mesma árvore é agora vista enraizada na terra, com nuvens ao fundo.

Aonde foi parar o Universo desconhecido que aparece na primeira capa? Será que somos seres desorientados, perdidos em um Universo incompreensível? Ou seres serenos, enraizados em um substrato essencialmente familiar? "O mundo não passa de impressões dos nossos sentidos (...) Por mais que enxerguemos, sempre seremos cegos", diz um personagem no último capítulo. E, assim, as árvores da primeira e da quarta capa coexistem, é uma árvore única. O próprio livro passa a ser apenas uma impressão, que diante da quarta capa pode se dissipar inteiramente.

© Todos os textos, ilustrações e fotos apresentados neste site têm direitos reservados.
Nenhuma parte deles pode ser copiada, transmitida, gravada ou armazenada em sistemas eletrônicos, nem reproduzida por quaisquer meios sem autorização prévia e por escrito do autor, sob pena das pertinentes sanções legais.
Quando autorizada, a reprodução de qualquer desses textos, ilustrações ou fotos deverá conter referência bibliográfica, com nome do autor e da publicação.
As solicitações para a reprodução de qualquer desses textos pode ser feita através do e-mail contatos@casadacultura.org