Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Assine
Gratuitamente
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Equipe da Casa da Cultura: Marcos Azevedo, Produção Cultural

(Clique nas fotos para ver a imagem ampliada)

Marcos Azevedo

é produtor cultural desde 1986, com experiência na elaboração e coordenação de inúmeros projetos de formação e difusão cultural e na direção de centro cultural de literatura e humanidades.

 

Dentre os diversos trabalhos realizados, destacam-se:


1999 – 2005

Fachada da Casa da Palavra Direção da Casa da Palavra (espaço da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de S. André– SP).

Tom Zé Responsável pelo desenvolvimento de projetos e gestão do espaço. Entre suas principais responsabilidades e realizações estavam a participação nas discussões sobre a concepção da Casa da Palavra e a elaboração do desenho da sua programação.

Olgária MatosA Casa da Palavra tornou-se, ao longo dos anos, o principal espaço regional para atividades literárias e de “humanidades”, de reflexão e debates de idéias.

Cláudio Wille Contribuiu, ainda, para o projeto de revitalização da área central da cidade e para atividades nas regiões periféricas de S. André.

Augusto de Campos PainelElaboração, planejamento e implementação dos projetos da Casa da Palavra. Entre outros: Projeto Filosofia & Cotidiano (Olgária Matos foto 3 e foto 8, Jorge Coli, Renato Janine Ribeiro, Carlos Heitor Cony, Scarlet Marton, Danilo Santos de Miranda, Nicolau Sevcenko e outros);

Zé CelsoA Música Canta a Poesia (Valter Franco, José Miguel Wisnik, Tom Zé foto 2, Luis Tatit e outros); Projeto Banquete no Trópico (João Adolfo Hansen, Benjamin Abdalla, Gabriel Cohn, Francisco de Oliveira e outros); Idéias para Pensar o Brasil (Aziz Ab´Saber, Carlos G. Mota, Aluísio Mercadante e outros);

Jorge ColiEstudos sobre Cartas (Michael Hall, Marcos Mazzari e outros); Curso de Introdução à História da Arte – para educadores da cidade e região (Jorge Coli foto ao lado); Arte & Tecnologia – projeto em parceria com a Rede Cidadania de Inclusão Digital (Augusto de Campos foto 5 e foto 10, Arnaldo Antunes e outros); Comemorar o Que? (Marilena Chauí);

Olgária Matos foto de CimaProjeto Guimarães Rosa – da Literatura às Artes (Walnice N. Galvão, Cláudio Willer foto 4, Cleuza Rios e outros), além dos projetos literários permanentes e dezenas de oficinas (Zé Celso foto 6), cursos e eventos literários.

Outras responsabilidades relativas à Casa da Palavra: planejamento e coordenação da produção executiva e da divulgação da Casa;

Augusto de Camposnegociação com entidades e representantes do meio cultural da cidade e região; coordenação da assessoria de imprensa;

Casa da Palavra de Noitecoordenação dos debates sobre o novo “site” da Casa; negociações para instalação da biblioteca e da sala de internet livre na Casa da Palavra.


 

1986 - 2000


Produtor Cultural. Responsável pela elaboração, coordenação e produção executiva de projetos, entre os quais:

Projeto Guimarães Rosa (3 edições).

Elaboração dos projetos, coordenação geral dos eventos e co-responsável pela sua divulgação na imprensa. Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo, 1996; SESC Ribeirão Preto, 1997 e SESC São José do Rio Preto, 1998.

33o Festival Música Nova.

Como produtor executivo. Itaú Cultural. 1997.

Estande SESC– 50 Anos.

Concepção do projeto e coordenação geral das equipes de pesquisa, produção, arquitetura, cenografia e divulgação. Bienal Internacional do Livro. 1996.

Brasiliense Promoções Culturais (Editora Brasiliense).

Atuando junto à coordenação dos cursos e ciclos de palestras. 1986-1988.

 

e-mail: arcosartecultura@gmail.com