Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil  Assine
Grátis
Voltar para  Índice de Artigos Explicativos  O que é...?
Índice de
Artigos
O que é?
Voltar para o Índice Geral da Seção de Artes
Índice da
Seção de Artes
Página Inicial da Casa da Cultura
Casa da Cultura

Seção de Artes: Artigos "O que é ...?"

O que é Arte Abstrata?

André C S Masini

A arte abstrata, também chamada de "arte não-representacional" ou " não-figurativa" é a arte (pintura, escultura, gravura, arte gráfica, arte digital, ou outras técnicas) em que não há reprodução ou representação de imagens do mundo visível. Para se distinguir esse movimento de outros do mesmo período, deve-se tomar o cuidado para não confundir o mero "distanciamento das aparências" com a criação de arte sem nenhuma conexão com o mundo visível. "Distanciamento das aparências" já era uma forte tendência em muitos dos principais movimentos artísticos modernos no início do século XX: entre eles o Fauvismo, o Expressionismo o Cubismo e o Futurismo; algumas obras desses movimentos chegaram a distanciar-se de tal forma da aparência natural das coisas, que nelas essas coisas tornavam-se praticamente irreconhecíveis, porém, ainda assim, eram obras que representavam algo visível.

Na arte abstrata, ao contrário, o artista se expressa através de formas, cores, texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de objetos da realidade. Não tenta representar a imagem de nada.

O início do movimento abstrato é geralmente atribuído a Wassily Kandinsky, que por volta de 1910 passou a pintar quadros puramente abstratos, mas houve outros artistas que adotaram esse rumo, entre eles Robert Delaunay, Kazimir Malevich e Vladimir Tatlin.

[Conheça a exposição na Casa da Cultura de Arte Digital Abstrata do artista Angel Estevez]


O autor, André C S Masini, é Escritor, Auditor Fiscal da Receita Federal e Diretor Geral da Casa da Cultura

Página Publicada em 27/01/2005