03/DEZ/2003

BOLETIM INFORMATIVO SEMANAL

da Casa da Cultura


Caro(a) Amigo(a) Assinante,  

Todos conhecemos a palavra gravura, mas poucos de nós fazem idéia do riquíssimo universo que envolve essa Arte, ou de quais são e como funcionam as curiosas e instigantes técnicas que a constituem. Bastam umas poucas linhas do artigo Gravura: conceito, história e técnicas, do artista plástico Mauro Andriole, para começarmos a divisar o imenso e belíssimo trabalho artesanal que existe por detrás do resultado final, que é a obra de arte impressa. Madeira, metal, pedra... materiais de todos os tipos... é um artigo que realmente vale a pena ler:
http://www.casadacultura.org/arte/artigos_s_artes/gravura_conceito_hist.html
 
Como que para ilustrar o artigo, o autor nos presenteia com pequena exposição de seus trabalhos:
http://www.casadacultura.org/arte/desen_grav/mauro_andriole/mauro_andriole_grav_idx.html
 
Apresentamos também uma pequena exposição de desenhos do mesmo autor:
http://www.casadacultura.org/arte/desen_grav/mauro_andriole/mauro_andriole_des_idx.html
 
Artigo: Dando continuidade às republicações de artigos de André C S Masini, iniciamos hoje uma série sobre a Modernidade, com: Modernidade (I. Meu Fogão), publicado originalmente no Jornal O Paraná, em 28/05/03, pg.02.
Para ler os outros artigos de André Masini, visite: http://www.casadacultura.org/andre_masini/artigos/index.html
 
Visite-nos: Se você é nosso assinante e recebe nossas comunicações por e-mail, mas nunca entrou em nosso sítio, você não sabe o que está perdendo. Visite-nos: www.casadacultura.org  Contos, Poesias, Ensaios, Filosofia, Traduções, Livros, Palestras, Idéias, Arte... e nenhuma propaganda.
 
Saudações,
Casa da Cultura   AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos. Obrigado.    

MODERNIDADE (I. MEU FOGÃO)

Antigamente - nos tempos em que transporte significava cavalo, e iluminação significava lamparina de óleo - a vida era muito diferente de hoje.

A fabricação de um fogão, por exemplo, era uma tarefa impensavelmente difícil: o ferreiro-artesão, quase sempre analfabeto, tinha que compreender e dominar todas as etapas do processo; desde elaborar o projeto em sua cabeça, até construir o artefato sozinho, usando toscas ferramentas como forno de lenha, martelo, bigorna...

Com meios tão precários, não é à toa que os suportes para as panelas acabassem parecendo algo assim:

Uma forma tosca, sem qualquer estilo ou design, que servia apenas para sustentar panelas e nada mais...

Mas há um detalhe: funcionava! Sustentava panelas... de qualquer tipo ou formato.

Hoje tudo é completamente diferente. No mundo globalizado, o projeto de um fogão é feito por dezenas de profissionais especializados e pós-graduados nas mais diversas áreas: marketing, design, engenharia... O desenho é feito não em uma única cabeça exausta, nem em uma prancheta, mas sim em ultra-computadores com moderníssimos CAD, que geram imagens tridimensionais animadas, que podem ser rotacionadas e observadas sob todos os ângulos possíveis.

No fim, com tudo isso, os suportes para as panelas acabam ficando assim:

Um design arrojado, atual, sofisticado... realmente o máximo... próprio para pessoas com estilo, que sabem o que é bom...

Mas há um porém: ele não serve para apoiar panelas.

Ao contrário daquele desenho do velho ferreiro, este não oferece apoio contínuo ao longo de quatro direções. Ele deixa pontos instáveis à frente e atrás, e, assim, se uma panela média for colocada sobre ele, com o cabo virado para frente ou para trás, ela tomba sozinha. Sei bem disso porque esse é o fogão que tenho em casa.

Mas os problemas não param aí. Além da perigosa armadilha das panelas que tombam sozinhas, esse prodígio moderno tem um sistema de prateleiras no forno (do tipo que vem para a frente quando a porta abre) que fica inclinado uns 10 graus, fazendo com que os bolos queimem de um lado e fiquem crus do outro!

Em resumo: a sofisticada equipe de profissionais criou um fogão que não serve nem para cozinhar nem para assar!

Surpreendente?

Nem tanto. Na verdade, o caso do fogão é apenas a ponta do iceberg. Atrás dele está o mais grave problema do mundo moderno: a imbecilização de todos nós.

Antigamente, o ferreiro não imaginava que acima dele existisse alguém ou algo cuidando do rumo das coisas. Ele próprio tinha que pensar e decidir cada detalhe do fogão, e sabia que, se não o fizesse, ninguém faria. Ele era dedicado à sua atividade tanto quanto os animais na natureza são dedicados às deles.

Mas se pegarmos um animal e o prendermos em uma jaula - onde ele não precise caçar, nem fugir dos perigos - a dedicação e o interesse acabam. Esse é o homem moderno. Um ser aprisionado, cujas principais responsabilidades e decisões estão nas mãos de outros: o Estado, a empresa, a mídia... Estes o tratam como um eterno moleque em uma eterna escola; e ele acaba se tornando exatamente isso.

Roubaram do homem o atributo mais precioso que a natureza lhe deu: a responsabilidade por sua própria vida. Tiraram o projeto do fogão de sua mente, e o colocaram em um CAD. Substituíram a maravilhosa criatividade de suas mãos por gestos maquinais em uma linha industrial. E o que restou? Dúzias de especialistas para cada minúcia do fogão (e da vida), e nenhum ferreiro que compreenda o fogão (ou a vida) por inteiro.

Este artigo é o primeiro de uma série sobre a modernidade. Através deles, tentarei mostrar como - além de estarmos perdendo nossa dignidade natural - estamos nos trancafiando em um zoológico que não funciona! ... mostrar que a era das trevas... é agora.

PS: Se alguém souber de um bom ferreiro, por favor me avise.

André Carlos Salzano Masini

 Continua na próxima semana...

O autor é Auditor Fiscal da Receita Federal e Escritor


ASSINATURA E CANCELAMENTO:
  PARA ASSINAR, GRATUITAMENTE CLIQUE AQUI: (depois envie o e-mail)
Se o link de e-mail acima não funcinar (pois às vezes não funciona no Outlook), basta entrar na página WEB de nosso serviço de divulgação http://www.casadacultura.org/d/newsletter.html e clicar no link "Quero assinar GRATUITAMENTE"
Você também pode assinar nosso serviço simplesmente nos enviando um e-mail com a palavra "inclusão" como "assunto".
PARA CANCELAR SUA ASSINATURA CLIQUE AQUI: (depois envie o e-mail)
Se o link de e-mail acima não funcinar (pois às vezes não funciona no Outlook), basta entrar na página WEB de nosso serviço de divulgação http://www.casadacultura.org/d/newsletter.html e clicar no link "Quero cancelar minha assinatura"
Você também pode cancelar sua assinatura respondendo a este e-mail, escrevendo a palavra "exclusão" no campo "assunto".

BOLETIM INFORMATIMOS SEMANAL:

Nosso Boletim Informativo Semanal por e-mail inclui os artigos semanais de André C S Masini no Jornal O Paraná, notícias sobre eventos culturais, e textos de outros gêneros, como poesias, contos, ensaios, palestras ou outros.

As comunicações são livres de qualquer tipo de propaganda e são enviadas regularmente uma vez por semana. Podem ocorrer raras e eventuais edições extraordinárias, respeitando o limite máximo de 3 por mês, ou seja um limite máximo total absoluto de 7 por mês.

Privacidade: O e-mail do assinante estará assegurado por absoluta privacidade e sigilo. As comunicações são enviadas através de cópia carbono oculta, de forma que os endereços não são acessíveis a terceiros. Além disso a Casa da Cultura não disponibiliza a nenhuma pessoa ou empresa de qualquer tipo acesso à sua lista de assinantes.

Para assinar: Se você quiser receber gratuitamente nosso serviço de divulgação por e-mail, basta clicar no link acima: seu programa de e-mail se abrirá automaticamente endereçando uma mensagem ao nosso serviços de mensagens. Basta clicar em "ENVIAR" para que sua inscrição seja efetivada e em poucos dias você receba a confirmação da assinatura e passe a receber nossos boletins.
Caso seu provedor possua algum tipo de sistema AntiSpam, queira por favor autorizar o recebimento de e-mails a partir de nosso endereço casadacultura@certto.com.br e de nosso domínio www.casadacultura.org

VOCÊ PODE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ASSINATURAS OU CANCELAMENTOS EM NOSSO SITE: http://www.casadacultura.org/d/newsletter.html

Saudações,
Casa da Cultura.

Boletim Informativo Semanal de 03/12/03 tem como tema as Gravuras.