[<< Índice de Boletins]       [Assine Gratuitamente]       [Página Principal]

04/FEV/2004

BOLETIM INFORMATIVO SEMANAL

da Casa da Cultura

Caro(a) Amigo(a) Assinante,  

IMPORTANTE: Não riam de nós, mas nosso novo sistema de envio de Boletim ainda não ficou pronto. Assim que os deuses da informática permitirem (esperamos que seja na próxima semana), os Boletins passarão a ser enviados a partir do endereço: boletim@casadacultura.org . Sugerimos que você autorize, junto ao serviço anti-spam de seu provedor, o recebimento de e-mails a partir desse novo endereço. Alguns provedores, na tentativa de evitar spams, acabam bloqueando e-mails autênticos e prejudicando seus próprios clientes, que muitas vezes não fazem a menor idéia de porque deixam de receber certos e-mails, muitas vezes importantes. Obrigado!

Presente para os assinantes Casa da Cultura: Ter você a nosso lado, assinante, é a grande alegria de toda a equipe da Casa da Cultura. Para comemorar sua presença, você e todos nossos assinantes receberão um brinde: Uma coleção de dez livros de José de Alencar, em edição especial, exclusiva para os assinantes da Casa da Cultura. (Formato pdf -- Só não é Capa Dura, porque não é encadernada, mas a qualidade é reconhecida desde o século XIX)

Artigo: O artigo dessa semana é difícil de definir, talvez trágico ou talvez cômico, provavelmente ambos: Bush, Nobel da Paz, foi uma divertida forma que André C S Masini, encontrou para mostrar o quanto é absurda a indicação de George Bush ao prêmio que foi idealizado para recompensar "a pessoa que mais trabalhou pela fraternidade entre as nações, ou pela redução dos exércitos e forças armadas..." O artigo foi publicado hoje, 04/02/04, no Jornal O Paraná.

Para ler outros artigos e crôncias de André Masini, acesse: http://www.casadacultura.org/andre_masini/artigos/index.html

Visite-nos: Se você é nosso assinante e recebe nossas comunicações por e-mail, mas nunca entrou em nosso sítio, você não sabe o que está perdendo. Visite-nos: www.casadacultura.org  Contos, Poesias, Ensaios, Filosofia, Traduções, Livros, Palestras, Idéias, Arte... e nenhuma propaganda.
 
Saudações,
Casa da Cultura
 
AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos.
Obrigado.



Artigo:

BUSH, NOBEL DA PAZ

André C S Masini

Era só o que faltava: agora indicaram George Bush para o prêmio Nobel da Paz. E não é mal-entendido, não. O tal indicado não é algum religioso desconhecido, que consagrou a vida à filantropia, mas que, por infelicidade, foi batizado com o mesmo nome do raivoso ocupante da Casa Branca... Não. O indicado é mesmo o Bush que bem conhecemos.

Do jeito que as coisas estão indo, daqui a pouco vão querer premiar o "seu Creysonn", do Casseta e Planeta, com o Nobel de Literatura; o Maguila, pugilista, com o Nobel da Física; e o dr. Sócrates, ex-jogador do Corinthians, com o título de Miss Universo... A única dificuldade será escolher o "Nobel da Honestidade", pois além dos naturais candidatos tupiniquins: Jorgina de Freitas, Lalau, Rocha Mattos, Fernandinho Beira-Mar... há os fortíssimos concorrentes estadunidenses, a começar por Dick Cheney e a quadrilha do próprio Bush...

Os tempos em que vivemos são mesmo estranhos: "paz" parece significar "guerra", "bem" parece significar "mal", e "vergonha" parece não existir.

A Fundação Nobel nasceu da herança do químico e engenheiro sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite. Ele disse em testamento que sua fortuna deveria ser usada para a criação de uma fundação e que essa fundação deveria oferecer anualmente prêmios para aqueles que "produzissem os maiores benefícios para a humanidade". Ele especificou cinco áreas para os prêmios: física; química; medicina (ou psicologia); literatura e, por último: "para a pessoa que tiver feito o maior ou melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, ou pela abolição ou redução dos exércitos e forças armadas...". É esse o prêmio que pretendem dar a George Bush!

Tal proposta é não apenas imoral, mas um crime no sentido estrito da palavra. Conceder o Prêmio Nobel da Paz a um semeador de guerras como Bush, significa simplesmente usar dinheiro de um testamento para fins diametralmente opostos aos fins para os quais o dinheiro deveria ser usado... ou seja, um crime.

A absurda indicação de Bush foi possível por ter sido feita segundo as "normas" do Comitê Nobel Norueguês... Ironicamente sempre houve "normas" para justificar as maiores barbaridades da história da humanidade: a escravatura, o holocausto, o genocídio dos povos das Américas... O fato é que, burocracias à parte, a indicação de Bush é um insulto à Paz, à verdade e à vontade de Alfred Nobel; e, portanto, as "normas" do Comitê Nobel Norueguês estão erradas e devem ser mudadas.

Os Prêmios Nobel de outras áreas (que estão a cargo de instituições suecas) têm sido concedidos segundo critérios rigorosos e cristalinos. Os méritos dos premiados têm sido invariavelmente reconhecidos de forma quase unânime pelas autoridades internacionais nos respectivos campos. Apenas o Nobel da Paz tem sido diferente, muitas vezes atendendo mais a conveniências políticas ou interesses, do que à vontade de Alfred Nobel, ou a possíveis "benefícios para a humanidade".

A espúria indicação de Bush partiu de um político norueguês chamado Jan Simonsen. Simonsen não passa de um oportunista qualquer, sem relação direta com o Comitê Nobel Norueguês; e o Comitê -- que solicita enfaticamente que não se publiquem os nomes de indicados -- provavelmente ignorará essa indicação. Mas ignorar não basta.

A indicação de George Bush -- que não conhece outra linguagem senão a da força bruta; e que através de mentiras forçou uma guerra torpe e causou a morte de milhares de civis inocentes -- para o Prêmio Nobel da Paz é um golpe na credibilidade da Fundação "Nobel" e do nome "Nobel". Portanto o Comitê Nobel Norueguês deveria rejeitar publicamente essa indicação, e modificar suas regras para que tais brincadeiras não sejam mais consideradas indicações.

O Comitê Nobel Norueguês já cometeu muitos erros no passado e precisa urgentemente definir seu rumo, pois, do jeito que as coisas vão indo, não estará longe o dia em que irá conceder prêmios ao "Pai da Antropologia", o nobre, leal e abnegado preservador de culturas Francisco Pizarro, ou ao "Pai da Concórdia e da Tolerância", o sereno e equilibrado Adolf Hitler.

[Veja o testamento de A. Nobel: http://www.nobel.no/eng_com_will2.html]

O autor é  Escritor, Auditor Fiscal da Receita Federal
e Diretor Geral da Casa da Cultura.



ASSINATURA E CANCELAMENTO:

PARA ASSINAR, GRATUITAMENTE CLIQUE AQUI: (depois envie o e-mail)
Se o link de e-mail acima não funcionar (pois às vezes não funciona no Outlook), basta entrar na página WEB de nosso serviço de divulgação http://www.casadacultura.org/d/newsletter.html e clicar no link "Quero assinar GRATUITAMENTE". Você também pode assinar nosso serviço simplesmente nos enviando um e-mail com a palavra "inclusão"como "assunto".

PARA CANCELAR SUA ASSINATURA CLIQUE AQUI: (depois envie o e-mail)
Se o link de e-mail acima não funcionar (pois às vezes não funciona no Outlook), basta entrar na página WEB de nosso serviço de divulgação http://www.casadacultura.org/d/newsletter.html e clicar no link "Quero cancelar minha assinatura". Você também pode cancelar sua assinatura respondendo a este e-mail, escrevendo a palavra "exclusão"no campo "assunto".


SOBRE O BOLETIM INFORMATIVO SEMANAL:

Nosso Boletim Informativo Semanal por e-mail inclui  notícias sobre eventos culturais,  poesias, contos, ensaios, palestras, textos de outros gêneros, além de artigos jornalísticos de André C S Masini.

As comunicações são livres de qualquer tipo de propaganda e são enviadas semanalmente, em geral às quartas-feiras. Não existem edições extras: o limite máximo e absoluto de um exemplar por semana é rigorosamente respeitado.

Privacidade: O e-mail do assinante estará assegurado por absoluta privacidade e sigilo. As comunicações são enviadas através de cópia carbono oculta, de forma que os endereços não são acessíveis a terceiros. Além disso a Casa da Cultura não disponibiliza a nenhuma pessoa ou empresa de qualquer tipo acesso à sua lista de assinantes.

Para assinar: Se você quiser receber gratuitamente nosso serviço de divulgação por e-mail, basta clicar no link acima: seu programa de e-mail se abrirá automaticamente endereçando uma mensagem ao nosso serviços de mensagens. Basta clicar em "ENVIAR" para que sua inscrição seja efetivada e em poucos dias você receba a confirmação da assinatura e passe a receber nossos boletins.
Caso seu provedor possua algum tipo de sistema AntiSpam, queira por favor autorizar o recebimento de e-mails a partir de nosso endereço
boletim@casadacultura.org  e de nosso domínio www.casadacultura.org

VOCÊ PODE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ASSINATURAS OU CANCELAMENTOS EM NOSSO SITE: http://www.casadacultura.org/d/newsletter.html

Saudações,
Casa da Cultura.