Casa da Cultura    

Boletim Informativo Semanal

Ano IV, número 56 - Quarta-feira, 08 de março de 2.006  

Casa da Cultura Literatura Trabalhos de A. C. Masini


    Exemplar de Assinante Conveniado

Bom Dia, Amigo(a) Assinante, (ou Boa Noite)

Nesta edição temos o prazer de lhe oferecer um CD de leitura de poesias, gravado exclusivamente para a Casa da Cultura: Para sacarla adelante y otros poemas. Lectura para Casa da Cultura, do poeta argentino Gito Minore. Essa obra é um fruto que levou mais de um ano amadurecendo, na mente e nas mãos de seu autor, mas originalmente ela surgiu da troca de idéias entre ele e nós da Casa da Cultura.

Apresentação do CD

Para sacarla adelante y otros poemas. Lectura para Casa da Cultura é um CD de tal simplicidade e franqueza que somente as grandes obras podem se dar ao luxo de mostrar. São poesias fortes, repletas de imagens, sugestões e emoções, lidas em voz clara e natural pelo poeta Gito Minore. Nada além disso. Mas o resultado tem um impacto surpreendente.

O CD é um incisivo exemplo da verdadeira substância poética, que prescinde de quaisquer artifícios. E não há nenhum segredo, para ter-se um ótimo recital, basta um ótimo recitante, lendo ótimas poesias.

As poesias: Das 10 poesias do CD, 9 são de Gito Minore. Falam da vida e da morte, do amor e da perda, do espírito humano; do mundo interior e exterior, mesclados em uma única realidade de espelhos, imagens e sugestões; falam, enfim, da Vida. Gito é dotado de um talento e sensibilidade extraordinários. Seus versos têm a força essencial das coisas simples e verdadeiras. Ele tece imagens que se materializam diante do leitor, e se tornam lembranças inesquecíveis. De uma calha gotejando a uma passagem estreita, com "poucas plantas que crescem em velhas latas de tinta"... ao sangue inocente derramado em uma Guerra inconcebível; de uma metáfora de infanticídio que escancara todo sofrimento e luta inevitáveis na existência.... à perda do Paraíso por Eva e Adão, que igualmente se confronta com a crueza da existência material nos dias de hoje.

A leitura: é feita por Gito com completa naturalidade, e sem qualquer recurso ou artifício que soma ou subtraia da pura expressão de sua voz. Anteriormente, a Casa da Cultura publicara leituras de Gito Minore, porém acompanhadas de fundo musical. Eram sim produções de qualidade, com músicas que, além de ótimas, estavam em perfeita sintonia com a leitura, enfatizando os sentimentos desta. [e.g., El día que no estes] Porém a Casa da Cultura tem a filosofia de buscar oferecer arte, seja Literatura, Artes Plásticas ou qualquer outro gênero, da forma mais pura possível. Pensando nessa filosofia sugeri ao Gito que fizesse leituras sem fundo musical, onde toda expressão viesse apenas de sua voz, para que distribuíssemos essas leituras aqui na Casa... Gito aceitou a idéia. A princípio, gravou os poemas que eu lhe havia pedido: "El día que no estes" e "Para cuando sobrevenga el final". Porém, depois, esse trabalho o motivou a gravar outros poemas e incorporá-los aos dois primeiros, formando um recital de cerca de meia hora. E foi assim que surgiu esse CD. Gito conta que a partir dessa experiência ele teve a idéia de começar também a ler em público sem música de fundo. Passou também a gravar essas leituras, que propiciavam um ambiente muito espontâneo e uma interação muito boa com o público. A capa do CD exibe uma foto tirada em uma dessas apresentações, dia 17/02/2005 no famoso Bairro de La Boca, nessa eterna e inesgotável fonte de cultura que é Buenos Aires.

O CD pode ser escutado diretamente on-line em sua totalidade (as 10 faixas em conjunto). Pode também ser apreciado faixa por faixa, em páginas onde o texto de cada poesia é apresentado na tela, enquanto o áudio é tocado ao fundo (conjunto texto impresso + áudio). Todas as faixas estão também disponíveis para download livre e gratuito.

Portanto, caro(a) assinante, é com imensa satisfação que a Casa da Cultura lhe oferece “Para sacarla adelante y otros poemas. Lecturas para Casa da cultura”:
http://www.casadacultura.org/Literatura/Poesia/mp3_leitura_poesias/leitura_poesias_espanhol/Gito_Minore/CD_sacarla_adelante/CD_Para_sacarla_adelante_y_otros.html


André Masini

Um abraço fraternal,
Casa da Cultura

AJUDE A DIVULGAR A CASA DA CULTURA retransmitindo nossas comunicações a seus amigos e conhecidos.
Obrigado.


ASSINATURA E CANCELAMENTO

Este boletim é um serviço gratuito da Casa da Cultura. Para assiná-lo, basta informar seu nome e e-mail na página de assinaturas em nosso sítio [clique aqui].

Sua privacidade é garantida, seu direito de cancelamento da assinatura também, a qualquer momento, sem que lhe seja feita qualquer pergunta ou restrição. Se você tem dúvidas, todas elas podem ser sanadas em nosso sítio:

[Conheça o Boletim Informativo Semanal da Casa da Cultura]

[Informações sobre segurança e sigilo do nome e e-mail do assinante.]

[Detalhes sobre os tipos de assinatura: Assinantes Exclusivos e Conveniados]

[Por que confiar na Casa da Cultura?]

Para cancelar sua assinatura:

[Cancelar Assinatura]