Casa da Cultura: Literatura, Artes, Geografia e Folclore do Brasil Literatura
Trabalhos
de AC Masini

Casa da Cultura
Apresentação: algumas das atrações da Casa da Cultura

1) O que é a Casa da Cultura?

Um espaço para divulgação de obras literárias e outras formas de expressão humana, onde o visitante pode ter a experiência livre e rica de passear por obras literárias e de arte da forma e no ritmo que desejar, guiado unicamente por sua vontade, sem nada a lhe perturbar.

Se você quiser saber mais: [Clique aqui]


2) O que temos a oferecer?

Nosso acervo é riquíssimo, de escultores populares que, apesar do talento nato, nunca haviam mostrado seu trabalho em nenhum meio de comunicação, até escritores consagrados internacionalmente, temos um pouco de tudo, sempre sem propaganda.

Artes: De todas as exposições de fotos e artes plásticas inauguradas em 2003, a que mais enche a vista é a de fotografias de Araquém Alcântara, considerado o mais importante fotógrafo brasileiro da natureza, sua beleza e emoção estão além do que as palavras poderiam dizer. A exposição foi dividida em três temas: Animais e plantas, Gente e Paisagens. Mas essa é apenas uma entre muitas ótimas exposições, o assinante pode localizá-las pelos índices: Pintura, Desenho e Gravura, ou Artigos sobre Artes.

Literatura: Na área da literatura, nosso acervo é ainda mais rico. Temos uma seção de Temas em Debate, que discute assuntos específicos, como "A Gramática, A Literatura e seus ensinos", a"A Guerra do Iraque" ou "O Acaso". Além disso temos um amplo índice de obras por gênero literário: Literatura, índice geral. Para falar de alguns artigos específicos, tomamos emprestado o texto do sítio "O Melhor da Net" que nos deu a honra de eleger como "O melhor da Net, na categoria Cultura, em 2003":

Artigos são provavelmente o ponto mais forte do site. O conjunto de artigos do escritor André C S Masini está à altura dos acervos dos bons cronistas e articulistas de nossa literatura. Alguns saíram direto do site para as páginas dos jornais do Sul e Sudeste do país: "Bush, Agamenon e os Cães" e "A Guerra Americana", que misturam uma crítica irônica e mordaz da doutrina Bush a um humor próprio e sombrio; "Modernidade (1. Meu Fogão)", que lança um olhar inteiramente novo e revelador sobre a época em que vivemos, através do exame do fogão da cozinha do autor; "O Acaso e o Destino", em que o autor relata um incrível acontecimento e faz considerações sobre sua própria vida e sobre o misticismo (interessante por vir de alguém de origem científica e cética); e, para coroar o conjunto, uma engraçadíssima série de artigos de humor, como "O Penico e a Arte", que conta a história do encontro de um jovem músico andarilho com um coronel hipocondríaco que odiava música, ou "O Pior Pilota da Munda", a surreal história de um ousado piloto da Amazônia, e, por fim, a crônica "Minha Ida ao Jô" em que o autor relata sua experiência diante das câmaras da Rede Globo, não afetando desenvoltura, que é normalmente o se vê, mas botando às claras seu constrangimento e dificuldades.

Brasil: Geografia, Folclore e Arte Regional: É uma nova seção ainda em construção, mas que tem as portas abertas para manifestações artísticas de todas as regiões do Brasil. Se você, mesmo sem ser fotógrafo profissional, tem boas fotos de sua cidade ou região, mostrando a vida cotidiana, o povo, ou aspectos geográficos, envie uma amostra delas para nós.

E muito mais: Com o tempo você descobrirá novos recursos e novas salas de nosso centro cultural, o material acima é apenas uma sugestão inicial. Esperamos que você descubra coisas, que se divirta, se emocione, e, no fim, que fique satisfeito por esse encontro conosco e com os artistas e autores que expõem suas obras em nossas páginas WEB.

Um abraço,
de toda a Equipe
da Casa da Cultura